O que é o CI Digital
O Programa CI Digital é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) junto à Softex para capacitação de profissionais para a indústria brasileira de semicondutores.
O programa destina-se à capacitação de até 350 profissionais para a área de microeletrônica com intuito de posicionar o país como um centro competente de desenvolvimento de projetos de circuitos integrados digitais de alta complexidade e valor agregado.
Os principais objetivos do CI Digital são:
Realizar capacitação tecnológica em âmbito nacional visando à formação prática e teórica em linguagens de descrição de hardware, simulação e ferramentas de projeto para a área de microeletrônica;
Formar projetistas aptos a atuarem no mercado de projetos de front-end para circuitos integrados digitais, com o desenvolvimento e a verificação de arquiteturas digitais avançadas.
Instituições Executoras
O programa será realizado nas instalações do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), do Instituto Hardware BR (HBR), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI).
A capacitação do programa será executada como um curso noturno e tem uma duração de 18 meses, divididos em 3 fases de 6 meses cada. A fase 1 integra o módulo básico da capacitação, a fase 2 apresenta o módulo avançado, enquanto a fase 3 traz uma experiência de residência em importantes indústrias do setor de microeletrônica.
Benefícios do Programa
Durante todo o programa, os alunos serão contemplados com uma bolsa de estudos de R$ 2.000 reais mensais, para dedicação do aluno ao programa.
Público-alvo
O programa CI Digital tem como público-alvo profissionais graduados de nível superior em cursos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Engenharias e áreas afins, estendendo-se também a alunos regularmente matriculados e que tenham concluído 70% do curso.
Destacam-se os cursos:
Engenharia Elétrica,
Engenharia de Telecomunicações,
Engenharia de Controle e Automação,
Engenharia Mecatrônica,
Engenharia Eletrônica,
Engenharia de Software,
Engenharia de Computação,
Ciência da Computação,
Sistemas de Informação,
Análise de Dados,
Análise de Sistemas,
Tecnólogos em cursos de Tecnologia,
Outras áreas correlatas.